quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

SOPAPO POÉTICO EM TRIBUTO AO MESTRE NILO FEIJÓ (1933-2016)

SOPAPO POÉTICO EM TRIBUTO AO MESTRE NILO FEIJÓ (1933-2016)
Iniciando as atividades no ano de 2016, o SOPAPO POÉTICO – Ponto Negro da Poesia realiza uma necessária homenagem ao Mestre Nilo Alberto Feijó, falecido no dia 5 de janeiro deste ano.  O evento acontecerá no dia 26/01, terça-feira, às 19h, no Boteko do Caninha, na Rua Barão do Gravataí, nº 577, Bairro Cidade Baixa, Porto Alegre/RS.
O sarau SOPAPO POÉTICO é promovido pela ANdC (Associação Negra de Cultura) desde 2012. A exemplo de outros saraus afro-brasileiros, o encontro celebra o protagonismo negro, em uma roda de atuações, reflexões e de convivências afrocentradas.
NILO ALBERTO FEIJÓ
Seu Nilo Feijó é um grande ícone da cultura afro-gaúcha. Natural de Porto Alegre, nascido na Colônia Africana, o mais velho de seis irmãos da família Feijó destacou-se como militante do movimento negro, pensador, compositor e carnavalesco. Teve importante participação em sociedades negras da Capital, estando à frente nas últimas décadas da centenária Sociedade Satélite-Prontidão. Começou muito cedo no Carnaval, influenciado por seu pai, Camilo Américo Feijó, até integrar o Grupo Carnavalesco Trevo de Ouro, no final dos anos 1950, onde iniciou sua atuação mais efetiva e profissional. Foi compositor de sambas-enredo, sambas de quadra,  marchinhas e de outros estilos musicais. Além das suas atividades clubistas, artísticas e carnavalescas, teve artigos e textos publicados sobre a história e a cultura negra na Capital. Nos últimos anos, recebeu várias homenagens em reconhecimento aos seus valiosos serviços prestados em prol da comunidade negra. Participou como convidado da edição de junho/2013 do sarau Sopapo Poético, juntamente com seu irmão Guaraci, e sempre foi um grande colaborador do projeto. Seu Nilo faleceu no dia 05 de janeiro de 2016, aos 82 anos, deixando um vasto legado de protagonismo, luta, criatividade e visão social.
O encontro iniciará com a exibição de trechos da participação de Nilo Feijó no projeto "Outros Carnavais", de Irene Santos. Em seguida, abre-se a roda de poesia, com poemas de autores negros, depoimentos e interpretações de composições do homenageado.

SOPAPO POÉTICO - Ponto Negro da Poesia
37ª EDIÇÃO - JANEIRO/2016 - Tributo ao Mestre Nilo Feijó
Quando: terça-feira, 26 de janeiro, às 19h
Onde: Boteko do Caninha, Rua Barão do Gravataí, nº 577, Cidade Baixa - Porto Alegre/RS.
ENTRADA FRANCA

Contatos:
9365-3315 - 9117-4559 - 9317-6497 - 9218-5449

Realização:
ANdC - Associação Negra de Cultura

Apoios:
Ministério da Cultura 
Boteko do CANINHA (Areal da Baronesa)

Este projeto foi selecionado pela Bolsa de Fomento à Literatura do Ministério da Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário