sexta-feira, 19 de junho de 2015

SARAU SOPAPO POÉTICO - EDIÇÃO DE JUNHO/2015


Na quarta edição de 2015, o SOPAPO POÉTICO convida o compositor e ativista Mombaça, idealizador do Sarau Preto do Rio de Janeiro



O sarau SOPAPO POÉTICO - Ponto Negro da Poesia - é realizado pela ANdC - Associação Negra de Cultura desde 2012, de março a novembro, sempre na última terça-feira do mês.

A exemplo de outros saraus que existem no Brasil, o projeto busca, além da criação de um espaço comunitário e de trânsito de vivências, promover a integração entre a arte negra e seu sujeito, mediante o discurso poético. Ao longo dos anos, o sarau tem se tornado um grande círculo de reflexões e um ponto de encontro de artistas e admiradores da cultura negra em Porto Alegre. 

Os filhos da mãe África
exigem reparação
os filhos da diáspora
exigem reparação
Mombaça

Natural do Rio de Janeiro/RJ, o cantor e compositor Mombaça é uma grande referência da arte negra engajada feita no Brasil.

É o idealizador e coordenador do Sarau Preto, encontro realizado periodicamente naquela cidade, com objetivo primordial de destacar, exaltar e revelar a produção lítero-musical de artistas negros.

O seu primeiro disco, intitulado "Mombaça", foi lançado em 2000. Já o segundo, "Afro-Memória", apareceu em 2002, tendo sido reeditado em 2010, com o acréscimo da canção "Pretinhosidade", grande êxito na voz da sua parceira Mart'nália.

Mombaça é um artista comprometido com sua identidade racial e muito atento ao contexto social. Sua arte expressa o encontro de diversas culturas, atuando como um instrumento de luta pela justiça social e enfrentamento ao racismo.

Sintonizado com os anseios populares, Mombaça lançou em 2013 o clipe "A Revolta dos Vinte Centavos", em alusão à gigantesca onda de protestos contra a corrupção e abuso das elites brasileiras. Em 2014, em plena Copa do Mundo, lançou o clipe "Vem vencer", reunindo renomados artistas brasileiros, em uma original e eficiente campanha contra o racismo no futebol.

No Sopapo Poético, além de uma pequena mostra de suas composições, Mombaça falará de sua trajetória como artista e ativista negro e de sua experiência com o Sarau Preto.



Neste mês, o Sopapo Poético retorna à sede do SIMPA - Sindicato dos Municipários de Porto Alegre, na Av. João Alfredo, nº 61, ao lado do Largo Zumbi dos Palmares.

O espaço será aberto para o público às 19h, com exibição de vídeos comandada pelo Dvj Augusto, em uma parceria com o Cine Kafuné.

No mesmo horário, tem início a Feira Afro, integrando o empreendedorismo negro, com exposição e venda de artesanato, roupas, discos, livros e diversos acessórios.

Às 20h, começa o sarau poético-musical. Na primeira parte do evento, os presentes intervêm espontaneamente, com interpretações de poemas e canções.  A seguir, será chamado o convidado da noite.

Paralelamente ao sarau, acontece o SOPAPINHO, onde os pequenos desenvolvem atividades acompanhadas de educadoras. Pede-se aos pais que tragam lanches e bebidas saudáveis para seus filhos compartilharem com as demais crianças.



SOPAPO POÉTICO - Ponto Negro da Poesia

31ª EDIÇÃO - JUNHO/2015  

Convidado: MOMBAÇA 

Quando: terça-feira, 30 de junho, às 19h

Onde: SIMPA - Sindicato dos Municipários de Porto Alegre

Av. João Alfredo, nº 61 - ao lado do Largo Zumbi - Porto Alegre/RS



ENTRADA FRANCA




9365-3315 - 8428-2804 - 9317-6497 - 9218-5449



Realização:

ANdC - Associação Negra de Cultura



Apoios:

Cine Kafuné

SIMPA - Sindicato dos Municipários de Porto Alegre

Bieta Produtora

AECPARS – Associação das Entidades Carnavalescas

Escola de Samba Acadêmicos da Orgia

Boteko do Caninha



Nenhum comentário:

Postar um comentário