terça-feira, 19 de maio de 2015

SOPAPO POÉTICO - EDIÇÃO DE MAIO/2015


NA TERCEIRA EDIÇÃO DE 2015, O SOPAPO POÉTICO CONVIDA WALDEMAR DE MOURA LIMA, O PROFESSOR PERNAMBUCO, PARA COMPARTILHAR NO SARAU SUA TRAJETÓRIA COMO ATIVISTA CULTURAL E SUA PRODUÇÃO POÉTICA E MUSICAL 

O sarau SOPAPO POÉTICO - Ponto Negro da Poesia - é realizado pela ANdC - Associação Negra de Cultura desde 2012, de março a novembro, sempre na última terça-feira do mês.
A exemplo de outros saraus que existem no Brasil, o projeto busca, além da criação de um espaço comunitário e de trânsito de vivências, promover a integração entre a arte negra e seu sujeito, mediante o discurso poético. Ao longo dos anos, o sarau tem se tornado um grande círculo de reflexões e um ponto de encontro de artistas e admiradores da cultura negra em Porto Alegre. 
  
Nossos mortos não morreram
Estão na água que flui
No choro das cachoeiras
Nos fortes raios de luz
Pernambuco

Waldemar Moura Lima, o Professor Pernambuco, é uma grande referência da cultura negra em nosso Estado.
Presença constante no Sopapo Poético, o mestre atua em várias frentes culturais e do movimento negro e tem, ao longo de décadas, prestado valiosas contribuições para o desenvolvimento do povo negro.
Entre as suas muitas atividades artísticas, Pernambuco se destaca como compositor, cantor, ator e diretor de teatro. Carnavalesco, é fundador e coordenador da Rua do Perdão e da Banda DK, produzindo eventos que atraem grande público no carnaval de rua da cidade. É idealizador e diretor artístico do Grupo Temático Pedagógico Ponto Z (Z de Zumbi), criado com o objetivo de proporcionar uma releitura na história do Brasil, apresentando em diferentes palcos o espetáculo educativo "Contando a verdade, cantando a história".
É também um dos coordenadores do Movimento Quilombista Contemporâneo, dando continuidade à ideia plantada por Abdias do Nascimento, com inspiração na "República de Palmares", de colocar negros e negras em espaço de poder, em uma forma de governar "afrocentrada".
Pernambuco atua, ainda, como Assessor da Frente Parlamentar por Reparações, Direitos Humanos e Cidadania dos Quilombolas e apresenta, semanalmente, o Programa Confraria Castro Alves na TV da Assembléia Legislativa do RS, que trata de assuntos relevantes à comunidade negra gaúcha. 
No sarau, o mestre falará sobre sua trajetória como ativista cultural e fará uma mostra de sua produção poética e musical 

Neste mês, a sede do Sopapo Poético será novamente a quadra da Escola de Samba Acadêmicos da Orgia, situada na Av. Ipiranga, nº 2741, no bairro Santana, referência histórica do samba e do Carnaval em Porto Alegre.
O espaço será aberto para o público às 19h, com exibição de vídeos comandada pelo Dvj Augusto, em uma parceria com o Cine Kafuné.
No mesmo horário, tem início a Feira Afro, com alimentação e exposição e venda de artesanato, roupas, discos, livros e diversos artigos voltados à cultura negra. 
Às 20h, começa o sarau poético-musical. Na primeira parte do evento, os presentes intervêm espontaneamente, com interpretações de poemas e canções.  A seguir, será chamado o convidado da noite.
Paralelamente ao sarau, acontece o SOPAPINHO, onde os pequenos desenvolvem atividades acompanhadas de educadoras. Pede-se aos pais que tragam lanches e bebidas saudáveis para seus filhos compartilharem com as demais crianças.
  
SOPAPO POÉTICO - Ponto Negro da Poesia
30ª EDIÇÃO - MAIO/2015  
Convidado: PROFESSOR PERNAMBUCO
Quando: terça-feira, 26 de maio, às 19h
Onde: ACADÊMICOS DA ORGIA
Av. Ipiranga, 2741  - Bairro Santana - Porto Alegre/RS

ENTRADA FRANCA

9365-3315 - 8428-2804 - 9317-6497 - 9218-5449

Realização:
ANdC - Associação Negra de Cultura

Apoios:
Cine Kafuné
ESCOLA DE SAMBA ACADÊMICOS DA ORGIA
AECPARS – Associação das Entidades Carnavalescas 
SIMPA - Sndicato dos Municipários de Porto Alegre


Visite o nossa página no facebook Sopapo Poético e tenha mais informações sobre o sarau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário