quarta-feira, 20 de maio de 2015

LILIAN ROCHA

                                                                                                              foto: Ana Paula Ribeiro                           
Lilian Rose M. da Rocha é natural de Porto Alegre-RS. É Farmacêutica e Analista Clínica (UFRGS), Especialista em Homeopatia (ABH), Musicista, Poetisa e Facilitadora Didata de Biodanza (IBF). Autora do Livro A Vida Pulsa- Poesias e Reflexões, 2013, Editora Alternativa. Participou de várias Antologias Poéticas das Editoras Alternativa e Vivara. Participante ativa dos Saraus Sopapo Poético, Gente de Palavra e Entreverbo. Os seus poemas são publicados em vários sites, blogs, revistas e redes sociais.


FIO DE PRATA
 
Sabes Negro
Hoje
Vejo-te
Percebo-te
Reconheço-te
Não pela tua cor
Tua marginalização
Tua resistência
Mas por algo que nos une
Nosso fio de prata
Ligado no plexo
De nossa Ancestralidade.


 Lilian Rocha

 


NEGRA
Negra
Palavra
Bendita
Que saiu
De tua boca
Como um insulto
E que transcende
Em minha dança
Em minha história
Em minhas crenças
Em minha luta
Em minha vitória
Que corporifica
Em meu sorriso
De perplexidade
Da tua pobre
Medíocre ignorância!
  
Lilian Rocha

 

terça-feira, 19 de maio de 2015

NEGRA Lilian Rocha

NEGRA
 Lilian Rocha


Negra
Palavra
Bendita
Que saiu
De tua boca
Como um insulto
E que transcende
Em minha dança
Em minha história
Em minhas crenças
Em minha luta
Em minha vitória
Que corporifica
Em meu sorriso
De perplexidade
Da tua pobre
Medíocre ignorância!

SOPAPO POÉTICO - EDIÇÃO DE MAIO/2015


NA TERCEIRA EDIÇÃO DE 2015, O SOPAPO POÉTICO CONVIDA WALDEMAR DE MOURA LIMA, O PROFESSOR PERNAMBUCO, PARA COMPARTILHAR NO SARAU SUA TRAJETÓRIA COMO ATIVISTA CULTURAL E SUA PRODUÇÃO POÉTICA E MUSICAL 

O sarau SOPAPO POÉTICO - Ponto Negro da Poesia - é realizado pela ANdC - Associação Negra de Cultura desde 2012, de março a novembro, sempre na última terça-feira do mês.
A exemplo de outros saraus que existem no Brasil, o projeto busca, além da criação de um espaço comunitário e de trânsito de vivências, promover a integração entre a arte negra e seu sujeito, mediante o discurso poético. Ao longo dos anos, o sarau tem se tornado um grande círculo de reflexões e um ponto de encontro de artistas e admiradores da cultura negra em Porto Alegre. 
  
Nossos mortos não morreram
Estão na água que flui
No choro das cachoeiras
Nos fortes raios de luz
Pernambuco

Waldemar Moura Lima, o Professor Pernambuco, é uma grande referência da cultura negra em nosso Estado.
Presença constante no Sopapo Poético, o mestre atua em várias frentes culturais e do movimento negro e tem, ao longo de décadas, prestado valiosas contribuições para o desenvolvimento do povo negro.
Entre as suas muitas atividades artísticas, Pernambuco se destaca como compositor, cantor, ator e diretor de teatro. Carnavalesco, é fundador e coordenador da Rua do Perdão e da Banda DK, produzindo eventos que atraem grande público no carnaval de rua da cidade. É idealizador e diretor artístico do Grupo Temático Pedagógico Ponto Z (Z de Zumbi), criado com o objetivo de proporcionar uma releitura na história do Brasil, apresentando em diferentes palcos o espetáculo educativo "Contando a verdade, cantando a história".
É também um dos coordenadores do Movimento Quilombista Contemporâneo, dando continuidade à ideia plantada por Abdias do Nascimento, com inspiração na "República de Palmares", de colocar negros e negras em espaço de poder, em uma forma de governar "afrocentrada".
Pernambuco atua, ainda, como Assessor da Frente Parlamentar por Reparações, Direitos Humanos e Cidadania dos Quilombolas e apresenta, semanalmente, o Programa Confraria Castro Alves na TV da Assembléia Legislativa do RS, que trata de assuntos relevantes à comunidade negra gaúcha. 
No sarau, o mestre falará sobre sua trajetória como ativista cultural e fará uma mostra de sua produção poética e musical 

Neste mês, a sede do Sopapo Poético será novamente a quadra da Escola de Samba Acadêmicos da Orgia, situada na Av. Ipiranga, nº 2741, no bairro Santana, referência histórica do samba e do Carnaval em Porto Alegre.
O espaço será aberto para o público às 19h, com exibição de vídeos comandada pelo Dvj Augusto, em uma parceria com o Cine Kafuné.
No mesmo horário, tem início a Feira Afro, com alimentação e exposição e venda de artesanato, roupas, discos, livros e diversos artigos voltados à cultura negra. 
Às 20h, começa o sarau poético-musical. Na primeira parte do evento, os presentes intervêm espontaneamente, com interpretações de poemas e canções.  A seguir, será chamado o convidado da noite.
Paralelamente ao sarau, acontece o SOPAPINHO, onde os pequenos desenvolvem atividades acompanhadas de educadoras. Pede-se aos pais que tragam lanches e bebidas saudáveis para seus filhos compartilharem com as demais crianças.
  
SOPAPO POÉTICO - Ponto Negro da Poesia
30ª EDIÇÃO - MAIO/2015  
Convidado: PROFESSOR PERNAMBUCO
Quando: terça-feira, 26 de maio, às 19h
Onde: ACADÊMICOS DA ORGIA
Av. Ipiranga, 2741  - Bairro Santana - Porto Alegre/RS

ENTRADA FRANCA

9365-3315 - 8428-2804 - 9317-6497 - 9218-5449

Realização:
ANdC - Associação Negra de Cultura

Apoios:
Cine Kafuné
ESCOLA DE SAMBA ACADÊMICOS DA ORGIA
AECPARS – Associação das Entidades Carnavalescas 
SIMPA - Sndicato dos Municipários de Porto Alegre


Visite o nossa página no facebook Sopapo Poético e tenha mais informações sobre o sarau.

sábado, 16 de maio de 2015

sexta-feira, 15 de maio de 2015

REGISTROS DO SOPAPO POÉTICO - EDIÇÃO DE ABRIL/2015


Roda de poesia














Coletivo Negração





Sopapinho







Sopapeiros e convidados
Registros da edição de abril de 2015 do Sopapo Poético, sarau de poesia negra.
Realizado em 28/04/2015 na Escola de Samba Acadêmicos da Orgia, o evento teve a participação do Coletivo Negração, formado por estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Paralelamente ao sarau, aconteceu o Sopapinho, espaço onde as crianças presentes desenvolvem atividades orientadas por educadores.